O Cobra Oficial e o Soldado Cobra da velha escola (ambos codinomes genéricos como 'O Inimigo') não são sempre bem lembrados, mas antes da Hasbro optar por nomear a maioria das Legiões do Cobra• sob o codinome generalizado “algumacoisa - Viper•”, o O oficial Cobra e o soldado Cobra originais mantiveram a linha durante os primeiros 4 anos da linha de bonecos de ação ARAH como os principais oficiais de infantaria e footsloggers do Comando Cobra.
Na verdade, o Oficial / Soldado Cobra eram os únicos oponentes disponíveis para lutar com a equipe G. I. Joe no início da escalação - com um playset exclusivo da Sears Cobra Missile Headquarters unindo esses dois com o próprio Comandante Cobra.
Na série de quadrinhos da Marvel Comics, o Oficial e Soldado Cobra fizeram sua estreia em G. I. Joe #1, auxiliando no ousado sequestro da cientista Dra. Adele Burkhart, em plena luz do dia, pela Baronesa. À medida que a série avançava, esses soldados de infantaria de terno azul seriam vistos na maioria das primeiras operações do Cobra - incluindo uma versão aerotransportada qualificada referida em GI Joe #13 pela Baronesa e vista em ação sob a supervisão pessoal de Destro.
O Oficial Cobra mais proeminente foi o mensageiro Scar Face, visto em G. I. Joe #s 12-14, 16-19. O único outro Oficial Cobra visto em ação foi o responsável pela base do Cobra no Atlântico Sul em G. I. Joe #36, cujo enclave foi superado e destruído por Torpedo & Snow Job no Killer W. H. A. L. E. Hovercraft (Hovercraft Guarda-Costeira).
Os Soldados Cobra fizeram o dever de casa durante todo o resto da série - visto com mais destaque em GI Joe #s 1, 7, 8, 11, 16, 19, 49-50, 53 e 55-56; GI Joe Yearbook #s 2 e 3. Eles seriam substituídos pelos Vipers como tropas de infantaria do Cobra, mas é uma medida de quão necessários eles eram na organização quando, em GI Joe # 49, quando o Dr. Mindbeder repreende dois Soldados Cobra, é avisado de que isso não vale a pena, visto que Destro e a Baronesa desaprovam a ideia.
Destro: “Esses homens podem estar sem uniforme, mas ainda são soldados Cobra, Dr.
A Baronesa: “Eles seguirão suas ordens com precisão. Não há necessidade de antagonizá-los!”
Existe um mito de que o Viper foi um “substituto” do Soldado Cobra, mas se alguém ler o filecard do Viper, revela que ser um Viper está “na base da pirâmide”; Os Soldados Cobra recebem a classificação igual à de E-4 (Cabo). Eles são superiores aos Vipers.
Quanto aos Oficiais Cobra, visto que sua patente é igual à de. O-4 (Major), eles também não são soldados de baixo nível. Alguns foram até designados como motoristas de jipes Cobra Stinger, mantendo essa posição. A maioria das tropas especializadas Cobra e “Vipers” têm classificação E-4.
Nada mal para as tropas pioneiras do Cobra.
• Quando a Hasbro iniciou sua linha G. I. Joe da década de 1980, eles não tinham um oponente específico para os Joes. O editor da Marvel, Archie Goodwin, foi quem sugeriu o nome Cobra para o grupo terrorista que seria o principal oponente dos Joes, uma homenagem à Hydra da Marvel Comics - o principal oponente da SHIELD do Coronel Nicholas Joseph Fury Sr.
• As poucas unidades Cobra poupadas do prefixo “algumacoisa - Viper” incluíram os Desert Scorpions, EELs e Incinerators.
• O filecard do Oficial Cobra os descreve como mestres do disfarce. As probabilidades são de que “Gregor”, um dos companheiros da Baronesa disfarçado de repórter na Operação: Lady Doomsday, era um Oficial Cobra. Os Oficiais Cobra também ficaram evidentes em GI Joe # 15 (como advogado *) e 18 (como cirurgião).
* NB: O programa Crimson Guard do Cobra só foi iniciado em G. I. Joe #29- e eles têm uma agenda política. É possível que Brian Hassell de GI Joe #9 também fosse um oficial Cobra que se infiltrou no Departamento de Estado como agente/assassino adormecido; ele nunca foi inserido na esperança de garantir um cargo político.
Tanto o oficial Cobra quanto o soldado usavam armas soviéticas de escolha, o AK-47 (provavelmente, renovado pelo AKM-74) e o SVD Dragunov Sniper Rifle como o reconhecimento da linha de brinquedos do Guerra Fria da década de 1960 ao início da década de 1990. Observe também que o Cobra Snow Serpent estava armado com um rifle de assalto Valmet RK-62; enquanto o Crimson Guardsman de 1985/1986 veio com um rifle AK-48AW. A Arma dos Vipers é criada para o Universo GI Joe, mas nos quadrinhos ouv representação (# 99-103) em que se assemelha ao fuzis SIG-Sauer 556r ou os Beretta AR-70.
Atualização:
Contribuição do amigo Dennis Mathias
A linha 25th Anniversary coloca o Officer/Oficial como E4 (provavelmente um erro de copiar e colar a tabela do filecard do Trooper/Soldado como base, mas não posso provar) ou equivalente no filecard de 2007, mas E6 ou equivalente no filecard de 2008. Patentes/ranks de O3 e O4 parecem ser usados em situações especiais com personagens únicos, como o Oficial da base de mísseis, o líder da Night Watch (2008) e a líder das Nightstalkers. Ao contrário do desenho animado, Troopers/Officers são descritos como bem treinados e equipados nos quadrinhos. O próprio filecard sustenta isso. A introdução dos Vipers parece indicar uma mudança de doutrina de unidades leves treinadas em guerrilha e sabotagem para unidades mais básicas e "pesadas", mas com alguma mobilidade, mais no estilo tropas regulares [francesas?] do que forças especiais, necessitando de especialização (não-sei-o-quê-vipers) para o desempenho de funções e afunilamento hierárquico.
Dennis Mathias de Souza Pires
A linha 25th Anniversary coloca o Officer/Oficial como E4 (provavelmente um erro de copiar e colar a tabela do filecard do Trooper/Soldado como base, mas não posso provar) ou equivalente no filecard de 2007, mas E6 ou equivalente no filecard de 2008. Patentes/ranks de O3 e O4 parecem ser usados em situações especiais com personagens únicos, como o Oficial da base de mísseis, o líder da Night Watch. (2008) e a líder das Nightstalkers. Ao contrário do desenho animado, Troopers/Officers são descritos como bem treinados e equipados. O próprio filecard sustenta isso. A introdução dos Vipers parece indicar uma mudança de doutrina de unidades leves treinadas em guerrilha e sabotagem para unidades mais básicas e "pesadas", mas com alguma mobilidade, mais no estilo tropas regulares [francesas?] do que forças especiais, necessitando de especialização (não-sei-o-quê-vipers) para o desempenho de funções e afunilamento hierárquico.